![]() | Embora o manual seja referente à versão 1.6 do Abyss ADPS, as diferenças para a
versão 1.7 são mínimas (o principal objetivo da versão 1.7 era suportar o sistema
operacional Windows NT e o novo file system do Windows 95 SR2); |
![]() | Alguns trechos do manual, principalmente nos apêndices, ainda não foram traduzidos ou
estão em fase de tradução (não se assuste ao encontrar trechos com frases em inglês e
português misturadas); |
![]() | Algumas capturas de telas ainda não foram completadas e |
![]() | O documento foi gerado a partir do documento original. Os links ainda são poucos e o manual ainda não conta com um sistema de busca (search), que esperamos acrescentar em breve. |
![]() | Introdução ao Abyss |
![]() | Visão Geral do Abyss |
![]() | Instalação e Registro do Software - Dive Planner |
![]() | Instalação - Logbooks |
![]() | Iniciando |
![]() | Abrido a janela New Dive Profile |
![]() | Criando um novo Waypoint |
![]() | Janela de Planejamento de Mergulhos |
![]() | Modificando um Waypoint |
![]() | Mergulhos Sucessivos |
![]() | Matriz de Tecidos |
![]() | Defaults |
![]() | Algoritmo |
![]() | Altitude |
![]() | Subida/Descida |
![]() | Relógio do SNC |
![]() | Descompressão |
![]() | PEN (END) |
![]() | Misturas Respiratórias especiais (Gas Mixes, Custom) |
![]() | Misturas gasosas, Heliox |
![]() | Misturas Gasosas, Nitrox |
![]() | Misturas Gasosas, Trimix |
![]() | Prognóstico de Misturas (Gas Prediction) |
![]() | Valores A/B para Gases (Gas Values, A/B values) |
![]() | Meios-Tempos para Gases (Gas Values, half-times) |
![]() | Fatores J (J-Factors) |
![]() | Pessoal |
![]() | Limites de PPO2 |
![]() | Re-Circulador (Rebreather) |
![]() | CAS (SAC) |
![]() | Proteção Térmica (Thermal) |
![]() | Esforço Físico (WorkLoad) |
![]() | Gas Prediction |
![]() | Consumo de Gás (Gas Consumed) |
![]() | Melhor Mistura para Uso (Best Gas to Use) |
![]() | Ambos (both) |
![]() | Usando o HELP do Abyss |
![]() | LOGBOOKS |
![]() | Visão Geral |
![]() | Log de Embarcações (Boat Log) |
![]() | Log de Parceiros (Buddy Log) |
![]() | Mergulhos em Caverna (Cave Log) |
![]() | Centros de Mergulho (Dive Centers) |
![]() | Log de Mergulhos (Dive Log) |
![]() | Local de Mergulho (Site Log) |
![]() | Treinamento (Training Log) |
![]() | Naufrágios (Wreck Log) |
![]() | OUTPUT |
![]() | Tabelas e Tabelas de Contingência (Tables & Contingency Tables) |
![]() |
![]() | Geral (General) |
![]() | Modificação de Escala (Scaling) |
![]() |
![]() | |
![]() | |
![]() | |
![]() | Misturas Gasosas, método termodinâmico (Gas Mixing, thermodynamic) |
![]() | Misturas Gasosas, método do peso molecular (Gas Mixing, molecular weight) |
![]() | Misturas Gasosas, método das pressões parciais (Gas Mixing, partial pressure) |
![]() | Pressões Parciais (Partial Pressures) |
![]() | |
![]() |
![]() | |
![]() | TUTORIAIS |
![]() | |
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![]() |
![]() | APÊNDICES |
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![]() |
Abyss
Advanced Dive Planning Software
Software Avançado para Planejamento de Mergulhos
Manual para
Advanced Mixed Gas / Mixed Gas / Technical Nitrox
Recreational Nitrox / Recreational & Logbooks
AVISO!
Usuários de programas para cálculos descompressivos, incluindo o ABYSS, devem compreender que estes programas não resolvem todos os problemas de descompressão.
Uma quantidade consideravel de experiência está presente no ABYSS, mas a relevância desta experiência disponível varia consideravelmente entre os diferentes tipos de mergulho.
O ABYSS sozinho não pode decidir ou auxiliar na escolha das diversas variáveis disponíveis, mas os usuários podem obter exemplos e assessoria através da Abysmal Diving Inc. ou da Tech Diving como parte da aquisição do pacote ABYSS.
O programa exige que o usuário tenha um certo conhecimento de fisiologia de mergulho, e algum treinamento e estudo do sistema ABYSS de modo a obter melhor proveito na utilização do mesmo.
O fato de uma tabela ter sido gerada pelo ABYSS não define o método utilizado para sua produção, nem garante que o usuário está completamente livre do risco da doença descompressiva.
Esta possibilidade existe em todo e qualquer mergulho, e os mergulhadores devem ter plena consciência deste fato.
Advanced Dive Planning Software
Software Avançado para Planejamento de Mergulhos
Versão V1.6X
Revisão 11
18 de Dezembro de 1996
Criado por
Christopher M. Parrett
Engenharia de Software:
Paul Rony
Christopher Parrett
Peter Baker
6595 Odell Place, Suite G. Boulder Colorado, 80301
Voz (303) 530-7248 FAX (303)-530-2808
CompuServe: 72233,457 Internet: chris@abysmal.com
Voz/Fax: (021)567-2557
Internet: mhenriques@techdiving.com.br
Copyright 1993, 1994, 1995 e 1996 por Abysmal Diving Inc.. Todos os direitos reservados. Este manual não pode ser reproduzido no todo ou em parte, mecanica ou eletronicamente, sem o previo consentimento de Abysmal Diving Inc.. O conteúdo deste manual está sujeito a modificações sem prévio aviso.
Introdução à Abysmal Diving Inc.
A Abysmal Diving Inc. é uma empresa de desenvolvimento de software com sede em Boulder,
Colorado. Abysmal Diving foi fundada em Outubro de 1993 para desenvolver e comercializar
software de alto desempenho para os mercados de mergulho recreativo e técnico. O fundador
da Abysmal Diving, Chris Parrett, é mergulhador ativo desde 1979, e atualmente é
Instrutor NAUI, mergulhador técnico pela TDI e mergulhador em cavernas da NSS-CDS.
A criação do Abyss, software para planejamento de mergulhos avançados, surgiu da frustração pessoal do seu fundador em planejar mergulhos em minas em altitude. Durante o final do verão de 1993, Sr. Parret descobriu que, naquela época, não existia nenhum software disponível que lhe permitisse a modelagem e planejamento completos de um mergulho técnico avançado. Com isto em mente, ele lançou uma série de discussões sobre este tópico no fórum eletrônico internacional de mergulho do serviço CompuServe. Devido em grande parte à enorme quantidade de "feedback" de mergulhadores de todo o mundo, o projeto Abyss foi iniciado em Setembro de 1993.
Com a ajuda de mais de 45 testadores da versão "beta" consistindo de mergulhadores ativos e expoentes da indústria do mergulho dos Estados Unidos, Inglaterra, Austrália, Alemanha, França, Canadá e México, o código do software Abyss foi desenvolvido e testado. O grupo de beta-teste foi escolhido de modo a representar todo o espectro de mergulhadores, desde mergulhadores autônomos de lazer até mergulhadores técnicos avançados e de pesquisa científica. Pessoas como Dr. Bill Hamilton, Dr. Max Hahn, e John Crea foram colaboradores na parte de fisiologia hiperbárica. Cap. Billy Deans, Michael Meduno, John Comly, Joel Silverstein, e Robert Plamer foram colaboradores nas suas áreas específicas de conhecimento em mergulhos técnicos. Richard Pyle e Gregg Stanton contribuiram com sua perspectiva científica, enquanto Jeff Bozanic e Ira Barocas colaboraram com a perspectiva dos mergulhadores amadores de lazer.
Durante o evento TEC94 organizado pela Aqua-Corps, ocorrido logo antes do DEMA-94, em New Orleans de 9 a 11 de Janeiro de 1994, o Abyss foi demonstrado publicamente pela primeira vez para uma audiência de aproximadamente 1000 mergulhadores técnicos. Naquele instante ainda não se sabia se o produto podia apresentar um desenvolvimento comercial sustentado ou se seria relegado ao um pequeno nicho de mergulhadores. Basedo na enorme resposta positiva daqueles que participaram nas demonstrações durante o evento TEC94, deciciu-se que o Abyss poderia se tornar um produto comercial, com uma equipe de desenvolvimento e vendas trabalhando em período integral. O desenvolvimento do produto continuou durante a primavera de 1994 com mais versões "beta" sendo distribuidas e avaliadas. A empresa Abysmal Diving foi criada em 1º de Junho de 1994.
Com a liberação da versão 1.6 do Abyss em Setembro de 1996, mais de 36 meses de testes, avaliações e modificações produziram um Software para Planejamento de Mergulhos Avançados sem igual. Ao contrário de outros softwares de planejamento de mergulho, o Abyss é um projeto contínuo, com as versões 2.0 e 3.0 já em planejamento e desenvolvimento.
Abyss é um software de última geração para Planejamento de Mergulhos Técnicos.
Através do Abyss você será capaz de desenvolver planos detalhados e então realizar um
mergulho simulado baseado nesta informação. Durante a simulação, o Abyss irá
acompanhar e informá-lo de uma ampla variedade de informações que irão ajudá-lo a
planejar e executar o mergulho com a maior segurança possível. Abyss não é voltado ou
projetado para os mergulhadores recém-formados, mas sim para o mergulhador experiente que
deseje ter um melhor entendimento do seu ambiente hiperbárico de mergulho.
Abyss é composto de quatro componentes básicos: Defaults, Tools, Logbook e o
Dive Planner. Cada um destes componentes lhe oferece um grupo específico de funções
para ajudá-lo a planejar seu mergulho.
Defaults.
Aqui é onde você personaliza o Abyss de modo a refletir suas características pessoais.
O Abyss vai então fazer uso destas informações específicas, levando-as em
consideração para os diversos cálculos por ele executados, alterando várias de suas
equações internas de acordo. Ajustando com cuidado os valores do módulo Defaults,
você estará ajudando o Abyss a refletir você, um mergulhador singular com estilo
próprio. Sendo assim, nenhum instância do Abyss é exatamente igual a outra.
Tools.
Abyss lhe oferece uma maneira rápida e amigável de determinar informações relacionadas
a mergulho. O módulo Tools é um conjunto de utilitários feito especialmente para
mergulhadores. O módulo Tools é completamente separado dos outros componentes e
pode ser usado a qualquer instante.
Logbooks
Neste módulo o Abyss proporciona uma versão eletrônica do seu logbook. O Divelog
é composto de mais de 20 telas separadas para entrada de dados, cada uma delas
completamente integrada com as outras, e com o perfil do mergulhador. Isto permite uma
maneira simples e fácil de manter todas as informações relativas as seus mergulhos.
The Dive Planner.
Este é o coração do Abyss e o módulo onde o seu perfil de mergulho é desenvolvido. O módulo Dive Planner une as informações armazenadas nos módulos Defaults e Logbook para ajudá-lo a planejar seu mergulho. Aqui é onde você cria um modelo ( uma simulação de mergulhos em tempo real) que integra todas as informações que você forneceu ao Abyss.
Instalação e Registro do Software -- Dive Planner
Antes de prosseguir, por favor leia e assine o Abyss User Agreement.
O software Abyss pode ser instalado em um IBM PC ou compatível, memória RAM de 4MB, CPU
386, Microsoft Windows 3.1x ou Windows 95. Abyss é projetado para executar em monitores
monocromáticos VGA com resolução de 640x480, de modo a poder ser utilizado em notebooks.
O desempenho ótimo pode ser obtido com a utilização de um sistema com processador
Pentium, memória de 16 MB e monitor XVGA, resolução de 1280x1024 e 32K+ cores.
1. Insira o diskette de instalação do Abyss na sua unidade de floppy. 2. NÃO
copie os arquivos para sua unidade rígida (winchester), pois o Abyss cria arquivos
especiais durante a instalação.
3. Leia o arquivo README.TXT para obter informações especiais sobre esta última
versão do Abyss.
4. Da janela Program Manager no Windows selecione a opção FILE.
5. Selecione RUN e, logo após, selecion BROWSE da lista de opções.
6. Selecione a unidade de floppy sendo utilizada para instalar o Abyss, A ou B.
7. Ative a execução do programa SETUP.EXE, e selecione OK para iniciar a
instalação.
Abyss irá criar o sub-diretório Abyss e irá copiar todos os arquivos necessários ao
seu funcionamento.
Ao mesmo tempo, o Abyss irá criar 3 sub-diretórios.
Samples, onde são armazenados vários perfís-exemplo de mergulhos.
Dives, onde os seus perfís de mergulho serão armazenados.
Templates, onde serão armazenados os seus "templates" de mergulho.
Durante a instalação, o Abyss irá gerar um número único chamado Registration
NumberNúmero de Registro na tela chamada HELP-REGISTRATIONREGISTRO DO ABYSS.
8. Escreva seu Registration NumberNúmero de Registro no espaço apropriado
existente no final do seu Termo de Usuário do Abyss, e envie-o via correio para a
Abysmal Diving no envelope incluido no kit do software. (Certifique-se de enviar seu
Termo de Usuário com este número).
NÃO ENVIE seu Termo de Usuário via FAX. Ele não será aceito.
Uma vez que a Abysmal Diving tenha recebido seu Termo de Usuário assinado, ela irá
enviar de volta o seu Número de Autorização (Authorization Number).
9. Quando você receber seu Authorization Number, selecione HELP
e logo após REGISTRATION REGISTRO a partir do menu principal
do Abyss. Entre com seu nome, endereço, selecione a versão do Abyss que você adquiriu,
e entre com seu número de autorização no espaço apropriado e clique no botão REGISTERREGISTRAR.
Isto irá completar o processo de registro da sua cópia do Abyss, e irá garantir-lhe uso
ilimitado. Termine e reative o Abyss de modo a ativar o programa com toda
funcionalidade da versão que você adquiriu.
Instalação -- Logbooks
Procedimento de instalação para o Abyss Logs...
1. Insira o diskette da V1.3x do software de Logbook no seu sistema e execute o
programa Setup.exe
Não tente executar o Abysslog.exe antes de você terminar de instalar o ODBC (Veja
passo 3).
2. Leia o arquivo Readme.Wri para obter informações mais detalhadas sobre o Logbook.
3. Insira o diskette Abyss Divelog (ODBC Drivers Disk 1) no seu sistema e
execute o programa Setup.exe
Este procedimento irá adicionar os drivers ODBC ao seu sistema e irá criar
um novo Ícone no seu Control Panel chamado "ODBC Drivers".
4. Selecione o MS-Access Driver (*.mdb) da lista de drivers ODBC
disponíveis.
Deixe todos os ajustes da seção Advanced nos seus valores default.
Se você já tem MS-Access instalado no seu sistema, é necessário alterar os
ajustes da seção Advanced para
Instalar com a opção version checking em OFF
Sempre instalar driver manager, Sempre instalar translators.
Se você não seguir este procedimento, os usuários MS-Access não conseguirão utilizar
o Logbook.
5. O Abyss vai copiar todos os arquivos DLL necessários para os sub-diretórios Windows e
System.
6. Ao término da cópia, você deve escolher um Data Source Driver.
A. Clique na opção Add e selecione MS-Access Databases (Microsoft
Access Driver (*.mdb))
B. Defina seu Data Source Name, usando o nome "Abyss Logs".
C. Deixe em branco a linha de descrição, e clique no botão Database Select,
e procore pelo arquivo
c:\abysslog\Abysslog.mdb (ou a localização do seu arquivo Abyslog1.mdb)
7. Selecione a tecla Close e complete a sua instalação ODBC.
8. Clique no ícone "AbyssLogs" para ativar a aplicação de Logbooks.
9. Quando a janela de database abrir, verifique a localização e nome do banco de
dados do Logbook.
Exemplo: (C:\Abysslog\Abyslog1.mdb)
10. Se você registrar o erro "SHARE not installed", adicione a seguinte
linha no seu arquivo Autoexec.bat.
Depois de ter instalado o Abyss com sucesso, é provável que você deseje criar um
perfil de mergulho para começar a conhecer melhor as potencialidades do Abyss. Sendo
assim, sem irmos ao tutorial no final do manual, vamos rapidamente desenvolver um perfil
de um mergulho simples.
Primeiramente, selecione FILE ARQUIVO da barra do menu e
depois selecione NEWNOVO. Isto trará a janela New Dive ProfilePerfil
do novo mergulho, e permite que você descreva onde você está e o que você irá
fazer assim que entrar nágua.
Em segundo lugar, assim que você clicar o botão OK, a janela Dive
ProfilePerfil do novo mergulho irá abrir, mostrando um ponto verde no canto
superior esquerdo. Este ponto representa você na superfície antes do mergulho. Agora use
o mouse para posicionar o ponteiro em qualquer ponto da parte negra da tela e
clique uma única vez. Isto irá abrir a janela de um WAYPOINT. Preencha as
informações de profundidade (Current depth) e tempo de fundo (Time
at depth) com os valores 100 pés ou 30 metros e 25 minutos e clique no botão OK.
Em terceiro lugar, usando o ponteiro do mouse, clique no tôpo da janela de Dive
Profile, onde termina a região negra. Isto irá trazer outra janela de WAYPOINT,
mas a profundidade (Current depth) deve ser 0. Clique no botão OK
e o Abyss irá levá-lo à superfície.
O que você pode ver agora é um perfil de um mergulho muito simples. Você tem um waypoint na superfície para iniciar o mergulho, um waypoint no fundo e um terceiro waypoint de volta na superfície.
Em essência, isto é tudo o que há no Abyss. É tão simples, rápido e amigável de usar como você acabou de verificar. Abyss pode também ser muito complexo e extremamente detalhado, mas é você que decide como ele irá operar.
Agora sente, relaxe e leia o restante deste manual. Para apreciar todas as
características do Abyss na sua totalidade provavelmente irá levar algum tempo, portanto
não se apresse. E se você, por algum momento se sentir confuso ou tiver qualquer
questão, pegue o telefone e nos chame. Nós estamos sempre interessados em estabelecer
contato com outro mergulhador "Abysmal".
E lembre-se, mais importante que tudo,
mergulho é para ser uma atividade divertida!!
Para a maioria de nós, é nossa atividade de lazer, nosso "hobby".
Abyss está aqui para fazer seu mergulho mais seguro e prazeiroso.
Sendo assim, aproveite e que todos os seus mergulhos sejam memoráveis.
Abrido a janela New Dive Profile
Selecionando a opção File/NewArquivo/Novo do menu de barras você começa o processo de criar um perfil de mergulho. Após esta seleção, Abyss irá abrir um diálogo chamado New Dive ProfilePerfil do novo mergulho. Nesta janela você responderá as seguintes questões:
ExtremeExtremo, nadando no limite de sua resistência, respiração ofegante.
Esta informação, juntamente com seu RMV VRM (Respiratory
Minute Volume - Volume Respiratório por Minuto; obtido a partir do valor fornecido no
módulo Defaults -- SACVRM), irá permitir ao Abyss estimar de maneira precisa sua
necessidade em termos de mistura respiratória.
5. Is this a Wreck or Cave penetrationMergulho em Caverna / Naufrágio?
Esta informação é utilizada para a geração de sua tabela de consumo de mistura
respiratória. Como um mergulho com penetração não permite ao mergulhador acesso direto
à superfície durante toda a duração do mergulho, o Abyss precisa saber a partir de que
ponto do mergulho você poderá acessar a superfície diretamente, de modo a calcular suas
reservas de gás. Se você responder yessim, a cada novo Waypoint o
Abyss irá perguntar se você já tem acesso direto à superfície a partir daquele ponto.
6. Water TypeTipo de Água:
Permite especificar água doce (Fresh water) ou água do mar (Salt water).
Isto permite ao Abyss calcular corretamente a pressão a partir de cada profundidade.
7. Gas MixMistura Respiratória
Forneça a mistura respiratória que você estará respirando desde a superfície até o
seu primeiro waypoint. A porcentagem de cada gás pode ser fornecida com até uma
casa decimal de precisão (exemplo: 15.1%), mas o Abyss só irá apresentar na tela
valores inteiros (15%). Você pode selecionar uma das misturas pré-definidas ,
(dependendo da sua versão do Abyss) Ar, Nitrox, Heliox, Trimix, 100% Oxigênio, ou usar o
botão Custom para definir uma mistura respiratória específica.
Se você já tiver definido suas misturas respiratórias mais utilizadas na seção Defaults,
quando voce selecionar as opções Nitrox/Trimix/Heliox/Custom, você terá a opção de
abrir uma lista de valores em cada um deles e selecionar uma das misturas pré-definidas.
Uma vez selecionada a mistura respiratória, o campo de Gas FractionsFrações de Gás irá apresentar a porcentagem de cada elemento gasoso na mistura, bem como a Pressão Parcial de cada elemento gasoso em ATMs ou BAR. Esta informação será muito útil para controlar sua exposição aos efeitos deletérios de cada elemento gasoso.
8. Partial PressurePressão Parcial
Uma vez completada a janela New Dive ProfilePerfil do novo mergulho, o Abyss irá prosseguir para o ambiente de planejamento de mergulho. Esta seção do Abyss é composta de dois componentes: a janela de planejamento de mergulho e a janela que apresenta o gráfico de carga dos 32 compartimentos que fazem parte do modelo utilizado pelo Abyss.
[...IMAGE5.GIF]
A tela de Dados de nova parada - New Waypoint contem essencialmente as
mesmas informações da janela New Dive ProfilePerfil do novo mergulho. Esta é a
tela que você utiliza para definir cada ponto individual que caracterizarão o perfil de
seu mergulho.
É importante lembrar que todos os eventos ocorrem a partir de um waypoint,
ou seja, do ponto na sua tela para a direita. Quando você está definindo um waypoint,
está dizendo ao Abyss o que irá acontecer da sua posição atual (o waypoint
sendo definido) até o instante imediatamente anterior à sua chegada no próximo waypoint.
Durante a criação de um novo waypoint, você está dizendo ao Abyss:
1. Current DepthProfundidade atual: A profundidade deste waypoint
2. Rate of Ascend/DescentVelocidade de subida/descida: sua velocidade de subida ou descida
3. Time atTempo nesta profundidade: O tempo que você pretende permanecer neste waypoint
4. Water TempTemperatura da água: A temperatura da água
5.WorkloadEsforço: Seu nível de atividade física
6. Gas MixMistura Respiratória: A mistura respiratória que você está respirando
7. Gas FractionFrações de Gás: a porcentagem dos gases componentes da mistura que você está respirando. .
Você também estará dizendo ao Abyss qual é a mistura que você estará respirando a
partir deste waypoint até a sua chegada ao próximo waypoint, bem como a
velocidade de subida ou descida entre este waypoint e o próximo.
É MUITO IMPORTANTE que você entenda bem os últimos dois ítens, pois eles podem
ter um impacto significativo em mergulhos mais técnicos.Se você NÃO DESEJA
utilizar os valores de mistura respiratória ou velocidade de subida/descida definidos no waypoint
atual durante a transição para o próximo waypoint, você PRECISA definir
um novo waypoint imediatamente após o atual para poder especificar os valores
desejados.
Exemplo. Em um certo waypoint você está respirando a mistura "X".
Durante todo o tempo, até a chegada ao próximo waypoint, você AINDA está respirando a
MESMA MISTURA "X". Se a mistura "X" não é apropriada para a subida
ou descida sendo executada, você deve criar um novo waypoint para avisar ao Abyss
sobre a mudança da mistura respiratória.
Lembre-se: quando você estiver pronto para subir até a superfície, defina um waypoint
com uma profundidade de 0 m/ft ou clique o ícone de Seta Vermelha. Isto diz ao
Abyss para levá-lo à superfície, calculando toda a descompressão necessária.
8. Best Gas ButtonBotão de Melhor Mistura (botão ativo apenas nas versões Technical Nitrox e superiores): gera a mistura respiratória ótima baseado nos seguintes parametros: Profundidade Atual, Mistura selecionada (Especial, Heliox, Nitrox ou Trimix), Fase atual do mergulho (Descida, Fundo, Subida, Deco), Valores Pré-estabelecidos (Default), Otimização de Mistura, ppO2 e PENEND desejadas. A opção de Best GasMelhor Msitura não leva em conta os parametros de: Nível de Esforço, Próxima Profundidade, Relógio de SNCCNS, UTOsOTUs, ou limites de ppO2 e PENEND.
9. Transferir Button: transfere as porcentages de gases geradas pela opção Best GasMelhor Mistura para os campos ativos de frações gasosas utilizadas pelo Abyss.
10. J-FactorsFatores-J: esta opção apresenta, à direita de cada campo apropriado, em percentagem positiva ou negativa (+10%, -15%), todos os ajustes requisitados através da tela de Valores Pré-Estabelecidos (Defaults J-FactorsFatores-J).
Janela de Planejamento de Mergulhos
A janela de planejamento de mergulhos (Dive Planning Window) é o ambiente
gráfico no qual você cria cada um dos seus waypoints e simula seus mergulhos.
D. Um ícone de Triângulo de Avisos: Permite ligar ou desligar os alarmes gerados pelo Abyss durante o cálculo do seu mergulho. É de grande valia para a execução rápida de simulações durante modificações do perfil de mergulho. O usuário deve utilizar de extrema cautela ao utilizar esta opção, pois o Abyss não irá alertá-lo sobre possíveis perigos. Recomendamos que o usuário deixe esta opção sempre habilitada.
E. Um ícone de Stick Figure: Permite "desligar" todos os waypoints gerados automaticamente pelo Abyss. Também desabilita os modificadores relacionados aos parametros de Esforço Físico e Isolamento Térmico. Esta opção é útil para simulações rápidas ou para utilização em demos e treinamento.
F. Um ícone de Gráfico de Tecidos: Habilita ou desabilita a apresentação do gráfico de tecidos.
G. Ícone de Fator de Ampliação: Ajusta a escala do gráfico de barras.
H. Ícones de Intervalo de Cálculo: Ajustam a precisão matemática do Abyss.
I. Ícone de Unidades: Permite selecionar o Sistema de Unidades a ser utilizado durante os cálculos do Abyss. Uma vez selecionado o sistema, todas as outras telas do Abyss são convertidas para o formato selecionado. O sistema de unidades pode ser selecionado a partir da janela de Dive Profile, permitindo assim a mudança de unidades durante um mergulho.
J. Ícone de Escala Automática: Controla se as escalas dos eixos de Profundidade e Tempo da janela de Perfil de Mergulho são ajustados automaticamente.
AfterDepois Força o Abyss a criar um novo Waypoint imediatamente depois
do atual.
1 Modificando a Profundidade Atual (Current Depth):
Modificar a profundidade atual força o Abyss a realocar o waypoint para a nova
profundidade e refazer todos os cálculos. Uma alternativa para modificar a profundidade
atual é utilizar a técnica de "arrastar" o waypoint. Durante a
operação de "arraste", observe o canto inferior direito da janela para ver a
profundidade atual.
2. Tempo para a Profundidade (Time To Depth):
Este é um campo não-modificável. Ele indica o tempo necessário para se mover do seu
último waypoint até o seu waypoint atual. Este tempo pode ser mudado
através da modificação da sua velocidade de subida/descida (descent/ascent rate).
3. Modificando a velocidade de Subida/Descida (Descent/Ascent Rate):
Modificar a velocidade de Subida/Descida (Descent/Ascent rate) força o Abyss a
recalcular o tempo necessário para atingir o próximo waypoint.
4. Modificando o Tempo de Fundo nesta profundidade (Time at Depth):
Modificar o Tempo de Fundo nesta profundidade (Time at Depth) força o Abyss a
recalcular o tempo permanecido na profundidade indicada.Uma alternativa para modificar o
tempo atual é utilizar a técnica de "arrastar" o waypoint. Durante a
operação de "arraste", observe o canto inferior direito da janela para ver o
novo tempo atual.
5. Tempo Total (Total Time):
Este é um campo não-modificável. Tempo Total (Total Time) indica o tempo total gasto no
perfil do mergulho (dive profile) até este ponto, inclusive.
6. PPO2 de Chegada (Arrival PPO2):
Este é um campo não-modificável. PPO2 de Chegada (Arrival PPO2 )
indica a Pressão Parcial de Oxigênio à qual você estará espoxto quando chegar a este waypoint.
Nota: Este valor reflete a mistura respiratória sendo usada até o momento de chegada
neste waypoint, que pode ser diferente da mistura selecionada por você para ser
respirada a partir deste ponto. Este valor pode ser mudado através da alteração da
porcentagem de oxigênio na sua mistura respiratória.
7. UTOs OTUs de Chegada (Arrival OTUs):
Este é um campo não-modificável. UTOs OTUs de Chegada (Arrival OTUs) indicam o
total (acumulado) de Unidades de Toxidade de Oxigênio (Oxygen Toxicity Units) que
você adquiriu até a chegada neste waypoint.
8. PPO2 de Partida (Departing PPO2):
Este é um campo não-modificável. PPO2 de Partida (Departing PPO2 )
indica a Pressão Parcial de Oxigênio que você está exposto quando partindo deste waypoint.
Nota: Este valor reflete a mistura respiratória usada durante a permanencia neste waypoint,
que pode ser diferente da mistura selecionada para a viagem até o próximo waypoint. Este
valor pode ser mudado através da alteração da porcentagem de oxigênio na sua mistura
respiratória.
9. UTOs OTUs de Partida (Departing OTUs):
Este é um campo não-modificável. UTOs OTUs de Partida (Departing OTUs) indicam o
total (acumulado) de Unidades de Toxidade de Oxigênio (Oxygen Toxicity Units) que
você adquiriu até o momento de partida deste waypoint.
10. Modificando a Mistura Respiratória (Gas Mixes):
Esta opção permite escolher dentre uma seleção de misturas gasosas pré-definidas, ou Custom
para modificar sua seleção atual. Lembre-se que quando você seleciona uma mistura
respiratória em um waypoint você está dizendo ao Abyss a mistura que você
estará respirando DEPOIS de chegar neste ponto. Exemplo: se você seleciona Ar (Air)
como mistura respiratória na superfície, e então insere um waypoint a 30 m. (100
fsw) e escolhe Nitrox I, o Abyss irá calcular a absorção de gases baseada na
respiração de Ar durante a descida e Nitrox I após a chegada aos 30 m. e pelo tempo
gasto neste waypoint..
11. Modificando as Frações de Gás Porcentagem de Gases (Gas
Percentages):
Sua mistura respiratória é a soma de todas as frações dos vários gases que você
selecionou. Se você seleciona Ar (Air) as frações são fixas e
não-modificáveis, pois o Ar tem uma porção fixa de Nitrogênio e Oxigênio. O mesmo se
aplica para Nitrox I e Nitrox II. Se você selecionar Custom você poderá definir
qualquer conjunto de frações gasosas que somem 100%. É importante lembrar que a
seleção de uma mistura respiratória num waypoint diz ao Abyss que mistura você estará
respirando DEPOIS de você chegar neste ponto.Exemplo: se você seleciona Ar (Air)
como mistura respiratória na superfície, e então insere um waypoint a 30 m. (100
fsw) e escolhe Nitrox I, o Abyss irá calcular a absorção de gases baseada na
respiração de Ar durante a descida e Nitrox I após a chegada aos 30 m. e pelo tempo
gasto neste waypoint.
12. Relógio do Sistema Nervoso Central (CNS Clock):
Este é um campo não-modificável. Este é o relógio do seu Sistema Nervoso Central. O
relógio do SNC CNS (CNS Clock) conta (em porcentagem, de 0 a 100% ou mais) a
quantidade de exposição que você já acumulou para os efeitos maléficos do oxigênio
hipebárico.
Nota Técnica: Seu mergulho deve ter terminado bem antes do relógio atingir
100%, em condições normais. Quando o relógio se aproxima de 100% ou mais, aumenta muito
seu risco de apresentar uma intoxicação por Oxigênio do Sistema Nervoso Central (CNS O2
Hit).
13. Eficiência Térmica (Thermal Efficiency):
Este campo mostra sua eficiência térmica numa escala de 1 a 100. Este valor é derivado
a partir dos campos de Temperatura da Água (Water Temp), WorkloadEsforço,
e da seção Defaults-Personalssoal & ThermalTérmico. Abyss usa este valor
para compensar pelas suas perdas térmicas.
14. PEA (EAD):
Oxigênio é 2 vezes mais solúvel em lipídios que o nitrogênio, logo ele
teoricamente deveria ser 2 vezes mais narcótico. Resultados de um estudo muito limitado e
controlado nos sugere que o oxigênio é equipotente ao nitrogênio, e provavelmente a
razão é que muito oxigenio está ligado à hemoglobina (Hb), e é metabolizado nos
tecidos. O ponto fraco desta hipótese é que oxigênio e nitrogênio podem não ser
igualmente narcóticos em todas as concentrações e em todas as profundidades.
Abyss usa os seguintes valores de narcose relativa quando calcula sua PENEND (END),a não
ser que você tenha selecionado Oxigênio como não-narcótico (Non-Narcotic) na seção
Defaults-CNS-exceptional:
Hélio = 0, Neon = 0.28, Hidrogênio = 0.55, Nitrogênio = 1.00, Oxigênio = 1.00,
Argônio = 2.33
A matriz de 32 compartimentos proporciona uma representação gráfica da saturação teórica dos seus tecidos. Os tecidos mais rápidos são apresentados à esquerda e os mais lentos à direita. Durante o mergulho, isto tipicamente irá resultar numa forma de gráfico semelhante a uma "onda" em direção ao lado esquerdo e, ao final do mergulho, uma forma de gráfico semelhante a um "onda" muito menor em direção ao lado direito. Isto se deve ao fato dos tecidos rápidos absorverem e liberarem gás a uma velocidade maior que os tecidos mais lentos.
1. Escala e Tamanho (Scaling and Sizing):
A matriz de tecidos está contida numa janela do tipo "splitter". Isto permite
aumentar ou diminuir o tamanho da tela utilizado pela janela sem afetar o conteudo da
matriz de tecidos. Além disso, a escala das barras de compartimentos pode ser alterada
selecionando-se "File-Scaling" da barra de opções e mudando-se a
escala. Para alterar o tamanho da janela splitter, mova o cursor do mouse
sobre o topo da janela até que ele mude para 2 barras horizontais paralelas, então
clique e arraste a janela para o tamanho desejado.
2. Tempo Real (Real Time):
Esta opção permite a visualização imediata da absorção/liberação de gases em tempo
real durante os cálculos do Abyss (intervalos de 30 segundos). Selecinar esta opção
reduz significativamente a velocidade na qual o Abyss irá executar os cálculos, mas em
contrapartida oferece uma visualização muito melhor do que está acontencendo ao longo
do seu perfil de mergulho. Para ativar esta opção, selecione-a na janela "File-ScalingArquivo
-Escala", ou via ícone.
Nota: Para a melhor visualização possível, selecione o intervalo de cálculo para 1,
e selecione tempo real (real-time). Estas opções forçam o Abyss a
calcular a absorção e liberação durante toda a subida e descida e a apresentar a
informação resultante na janela da matriz de tecidos.
3. Cor das Barras (Bar Color):
Todas as barras começam como Azuis quando estão com saturação zero, e se tornam
Vermelhas quando completamente saturadas. Conforme o aumento da saturação, a cor das
barras muda de azul, para verde, para amarelo, para vermelo. A supersaturação é
indicada pelo Preto, e mostra aqueles compartimentos que precisam descomprimir antes de
iniciar a subida final.
4. Altura das Barras (Bar Height):
Todas as barras começam colabadas no fundo/esquerda da matriz. Conforme a absorção de
gases, as barras vão crescendo para representar a quantidade de absorção gasosa que
está ocorrendo. Quanto maior a barra mais gás dissolvido ela contem.
5. (+) and e (-):
Indicam se o compartimento está absorvendo (+) ou liberando (-) gases.
6. Linha de Saturação (Saturation Line):
Esta fina linha preta indica o limite de saturacão para uma dada profundidade para a
mistura respiratória que você está utilizando. Se você permanecer tempo suficiente a
esta profundidade, todas as 32 barras subirão até a altura máxima desta linha. A linha
sobe quando a profundidade do mergulho aumenta (permitindo uma maior absorção). Com a
sua subida a linha irá descer (possivelmente forçando uma descompressão). Quando a
altura de qualquer barra cruza esta linha e fica preta, existe um estado de tecido
supersaturado e é necessário executar uma parada descompressiva.
Nota: mesmo quando um compartimento está completamente saturado, este valor não
irá ser idêntico à pressão ambiente (profundidade). Isto se deve ao fato de que você
sempre tem uma fração do Oxigênio de sua mistura respiratória que está agindo para
reduzir a pressão total do gás inspirado. Só quando você respira um gás puro, como
100% de Nitrogênio, é que este valor irá ser idêntico à pressão ambiente atual.
7. Meio-Tempo do Compartimento (Compartmental Half-Time):
À esquerda de cada barra o Abyss apresenta o valor do meio-tempo do compartimento por ela
representado. Este valor é ajustado para refletir o conteúdo de mais de um gás inerte
no compartimento, através de uma média ponderada dos meios-tempos de cada gás obtidos
na seção Defaults - Controle de Algoritmhm Controlso - HalftimesMeios-tempos.
Sendo assim, estes valores de meios-tempos podem não ser idênticos aos valores
individuais listados na seção Defaults - Controle de Algoritmo
Meios-temposDefaults-Algorithm Controls-Halftimes. Mudanças na sua mistura
respiratória, estado de absorção e liberação, e workload nível de esforço
afetam estes valores e podem provocar sua mudança de um Waypoint para outro ao
longo de todo o perfil de mergulho.
8. Supersaturação Máxima Admissível (Maximum Allowable Overpressure):
Estes valores são apresentados à direita das pequenas barras vermelhas. Estes são os
valores que controlam sua descompressão e limitam a possibilidade de subida direta à
superfície. Este valor, apresentado em unidades de pressão bar, nos diz quanta
pressão adicional cada compartimento pode tolerar momentaneamente sem o surgimento de
problemas. Durante uma descompressão normal, você irá observar estas pequenas barras
vermelhas atingirem o limite das barras de compartimentos, mas sem invadí-las. Cada vez
que uma barra vermelha "toca" uma barra de compartimento, o Abyss gera um waypoint
azul de descompressão. Se uma destas barras "invadir" a área de uma barra de
compartimentos, ocorreu uma violação de descompressão.
Nota: se você ajustar os campos Template - Intervalo de Cálculo Calc Interval
e Defaults - DecompressionDescompressão - Deco IntervaIntervalos de Decol
com valores diferentes pode resultar em o Abyss apresentar aparentes violações de
descompressão. Este é somente um erro de apresentação devido à diferença entre os
intervalos acima. Para garantir a integridade das informações apresentadas, assegure-se
de que os campos acima estão ajustados com o mesmo valor.
9. Pressão do Compartimento (Compartmental Pressure):
Este valor é apresentado na extremidade direita de cada barra de compartimento. Este
valor representa a pressão total de todos os gases presentes no compartimento. Todos os
valores são apresentados em unidades de pressão bar, e não são conversíveis
via a opção Units do Abyss. Mesmo quando um compartimento está completamente
saturado, este valor não será igual à pressão ambiente (profundidade). Isto se deve ao
fato de sempre termos uma fração de Oxigênio na mistura respiratória que age para
reduzir a pressão total.