ATENÇÃO ! ESTA É UMA VERSÃO PRELIMINAR DO MANUAL DO ABYSS ADPS EM PORTUGUÊS

Embora o manual seja referente à versão 1.6 do Abyss ADPS, as diferenças para a versão 1.7 são mínimas (o principal objetivo da versão 1.7 era suportar o sistema operacional Windows NT e o novo file system do Windows 95 SR2);
Alguns trechos do manual, principalmente nos apêndices, ainda não foram traduzidos ou estão em fase de tradução (não se assuste ao encontrar trechos com frases em inglês e português misturadas);
Algumas capturas de telas ainda não foram completadas e

O documento foi gerado a partir do documento original. Os links ainda são poucos e o manual ainda não conta com um sistema de busca (search), que esperamos acrescentar em breve.

ÍNDICE

Introdução ao Abyss
Visão Geral do Abyss
Instalação e Registro do Software - Dive Planner
Instalação - Logbooks
Iniciando
Abrido a janela New Dive Profile
Criando um novo Waypoint
Janela de Planejamento de Mergulhos
Modificando um Waypoint
Mergulhos Sucessivos
Matriz de Tecidos
Defaults
Algoritmo
Altitude
Subida/Descida
Relógio do SNC
Descompressão
PEN (END)
Misturas Respiratórias especiais (Gas Mixes, Custom)
Misturas gasosas, Heliox
Misturas Gasosas, Nitrox
Misturas Gasosas, Trimix
Prognóstico de Misturas (Gas Prediction)
Valores A/B para Gases (Gas Values, A/B values)
Meios-Tempos para Gases (Gas Values, half-times)
Fatores J (J-Factors)
Pessoal
Limites de PPO2
Re-Circulador (Rebreather)
CAS (SAC)
Proteção Térmica (Thermal)
Esforço Físico (WorkLoad)
Gas Prediction
Consumo de Gás (Gas Consumed)
Melhor Mistura para Uso (Best Gas to Use)
Ambos (both)
Usando o HELP do Abyss
LOGBOOKS
Visão Geral
Log de Embarcações (Boat Log)
Log de Parceiros (Buddy Log)
Mergulhos em Caverna (Cave Log)
Centros de Mergulho (Dive Centers)
Log de Mergulhos (Dive Log)
Local de Mergulho (Site Log)
Treinamento (Training Log)
Naufrágios (Wreck Log)
OUTPUT
Tabelas e Tabelas de Contingência (Tables & Contingency Tables)

TEMPLATE

Geral (General)

Modificação de Escala (Scaling)

TOOLS

CNS & OTU

EAD & END

Consumo de Gás (Gas Consumption)

Misturas Gasosas, método termodinâmico (Gas Mixing, thermodynamic)

Misturas Gasosas, método do peso molecular (Gas Mixing, molecular weight)

Misturas Gasosas, método das pressões parciais (Gas Mixing, partial pressure)

Pressões Parciais (Partial Pressures)

Conversão de Unidades (Units Conversions)

Volumes

Pesquisa de Erros (Troubleshooting)

TUTORIAIS

Mergulho Recreacional

Technical Nitrox

Mixed Gas

APÊNDICES

Apêndice A - Acordo de Licenciamento

Apêndice B - Garantia Limitada

Apêndice C - Acordo de Usuário

Apêndice D - Apoio Técnico Internacional

Apêndice E - DCAP

Apêndice F - RGBM

Apêndice G - Deco Theory

Apêndice H - Argon Usage

Apêndice I - Deep Stops

 

Abyss

Advanced Dive Planning Software
Software Avançado para Planejamento de Mergulhos

Manual para
Advanced Mixed Gas / Mixed Gas / Technical Nitrox
Recreational Nitrox / Recreational & Logbooks

AVISO!

Usuários de programas para cálculos descompressivos, incluindo o ABYSS, devem compreender que estes programas não resolvem todos os problemas de descompressão.

Uma quantidade consideravel de experiência está presente no ABYSS, mas a relevância desta experiência disponível varia consideravelmente entre os diferentes tipos de mergulho.

O ABYSS sozinho não pode decidir ou auxiliar na escolha das diversas variáveis disponíveis, mas os usuários podem obter exemplos e assessoria através da Abysmal Diving Inc. ou da Tech Diving como parte da aquisição do pacote ABYSS.

O programa exige que o usuário tenha um certo conhecimento de fisiologia de mergulho, e algum treinamento e estudo do sistema ABYSS de modo a obter melhor proveito na utilização do mesmo.

O fato de uma tabela ter sido gerada pelo ABYSS não define o método utilizado para sua produção, nem garante que o usuário está completamente livre do risco da doença descompressiva.

Esta possibilidade existe em todo e qualquer mergulho, e os mergulhadores devem ter plena consciência deste fato.

 

 

Abyss

Advanced Dive Planning Software

Software Avançado para Planejamento de Mergulhos

 

Versão V1.6X


Revisão 11

18 de Dezembro de 1996


Criado por

Christopher M. Parrett



Engenharia de Software:

Paul Rony

Christopher Parrett

Peter Baker
Abysmal Diving Inc.

6595 Odell Place, Suite G. Boulder Colorado, 80301

 

Voz (303) 530-7248 FAX (303)-530-2808

CompuServe: 72233,457 Internet: chris@abysmal.com


Representado no Brasil por: Tech Diving

Voz/Fax: (021)567-2557

Internet: mhenriques@techdiving.com.br

 

 

Copyright 1993, 1994, 1995 e 1996 por Abysmal Diving Inc.. Todos os direitos reservados. Este manual não pode ser reproduzido no todo ou em parte, mecanica ou eletronicamente, sem o previo consentimento de Abysmal Diving Inc.. O conteúdo deste manual está sujeito a modificações sem prévio aviso.

 

 

Introdução à Abysmal Diving Inc.


A Abysmal Diving Inc. é uma empresa de desenvolvimento de software com sede em Boulder, Colorado. Abysmal Diving foi fundada em Outubro de 1993 para desenvolver e comercializar software de alto desempenho para os mercados de mergulho recreativo e técnico. O fundador da Abysmal Diving, Chris Parrett, é mergulhador ativo desde 1979, e atualmente é Instrutor NAUI, mergulhador técnico pela TDI e mergulhador em cavernas da NSS-CDS.

A criação do Abyss, software para planejamento de mergulhos avançados, surgiu da frustração pessoal do seu fundador em planejar mergulhos em minas em altitude. Durante o final do verão de 1993, Sr. Parret descobriu que, naquela época, não existia nenhum software disponível que lhe permitisse a modelagem e planejamento completos de um mergulho técnico avançado. Com isto em mente, ele lançou uma série de discussões sobre este tópico no fórum eletrônico internacional de mergulho do serviço CompuServe. Devido em grande parte à enorme quantidade de "feedback" de mergulhadores de todo o mundo, o projeto Abyss foi iniciado em Setembro de 1993.

Com a ajuda de mais de 45 testadores da versão "beta" consistindo de mergulhadores ativos e expoentes da indústria do mergulho dos Estados Unidos, Inglaterra, Austrália, Alemanha, França, Canadá e México, o código do software Abyss foi desenvolvido e testado. O grupo de beta-teste foi escolhido de modo a representar todo o espectro de mergulhadores, desde mergulhadores autônomos de lazer até mergulhadores técnicos avançados e de pesquisa científica. Pessoas como Dr. Bill Hamilton, Dr. Max Hahn, e John Crea foram colaboradores na parte de fisiologia hiperbárica. Cap. Billy Deans, Michael Meduno, John Comly, Joel Silverstein, e Robert Plamer foram colaboradores nas suas áreas específicas de conhecimento em mergulhos técnicos. Richard Pyle e Gregg Stanton contribuiram com sua perspectiva científica, enquanto Jeff Bozanic e Ira Barocas colaboraram com a perspectiva dos mergulhadores amadores de lazer.

Durante o evento TEC94 organizado pela Aqua-Corps, ocorrido logo antes do DEMA-94, em New Orleans de 9 a 11 de Janeiro de 1994, o Abyss foi demonstrado publicamente pela primeira vez para uma audiência de aproximadamente 1000 mergulhadores técnicos. Naquele instante ainda não se sabia se o produto podia apresentar um desenvolvimento comercial sustentado ou se seria relegado ao um pequeno nicho de mergulhadores. Basedo na enorme resposta positiva daqueles que participaram nas demonstrações durante o evento TEC94, deciciu-se que o Abyss poderia se tornar um produto comercial, com uma equipe de desenvolvimento e vendas trabalhando em período integral. O desenvolvimento do produto continuou durante a primavera de 1994 com mais versões "beta" sendo distribuidas e avaliadas. A empresa Abysmal Diving foi criada em 1º de Junho de 1994.

Com a liberação da versão 1.6 do Abyss em Setembro de 1996, mais de 36 meses de testes, avaliações e modificações produziram um Software para Planejamento de Mergulhos Avançados sem igual. Ao contrário de outros softwares de planejamento de mergulho, o Abyss é um projeto contínuo, com as versões 2.0 e 3.0 já em planejamento e desenvolvimento.

 

Visão Geral do Abyss


Abyss é um software de última geração para Planejamento de Mergulhos Técnicos. Através do Abyss você será capaz de desenvolver planos detalhados e então realizar um mergulho simulado baseado nesta informação. Durante a simulação, o Abyss irá acompanhar e informá-lo de uma ampla variedade de informações que irão ajudá-lo a planejar e executar o mergulho com a maior segurança possível. Abyss não é voltado ou projetado para os mergulhadores recém-formados, mas sim para o mergulhador experiente que deseje ter um melhor entendimento do seu ambiente hiperbárico de mergulho.

Abyss é composto de quatro componentes básicos: Defaults, Tools, Logbook e o Dive Planner. Cada um destes componentes lhe oferece um grupo específico de funções para ajudá-lo a planejar seu mergulho.


Defaults.
Aqui é onde você personaliza o Abyss de modo a refletir suas características pessoais. O Abyss vai então fazer uso destas informações específicas, levando-as em consideração para os diversos cálculos por ele executados, alterando várias de suas equações internas de acordo. Ajustando com cuidado os valores do módulo Defaults, você estará ajudando o Abyss a refletir você, um mergulhador singular com estilo próprio. Sendo assim, nenhum instância do Abyss é exatamente igual a outra.

 

Tools.
Abyss lhe oferece uma maneira rápida e amigável de determinar informações relacionadas a mergulho. O módulo Tools é um conjunto de utilitários feito especialmente para mergulhadores. O módulo Tools é completamente separado dos outros componentes e pode ser usado a qualquer instante.


Logbooks
Neste módulo o Abyss proporciona uma versão eletrônica do seu logbook. O Divelog é composto de mais de 20 telas separadas para entrada de dados, cada uma delas completamente integrada com as outras, e com o perfil do mergulhador. Isto permite uma maneira simples e fácil de manter todas as informações relativas as seus mergulhos.

 

The Dive Planner.

Este é o coração do Abyss e o módulo onde o seu perfil de mergulho é desenvolvido. O módulo Dive Planner une as informações armazenadas nos módulos Defaults e Logbook para ajudá-lo a planejar seu mergulho. Aqui é onde você cria um modelo ( uma simulação de mergulhos em tempo real) que integra todas as informações que você forneceu ao Abyss.

 

Instalação e Registro do Software -- Dive Planner

Antes de prosseguir, por favor leia e assine o Abyss User Agreement.


O software Abyss pode ser instalado em um IBM PC ou compatível, memória RAM de 4MB, CPU 386, Microsoft Windows 3.1x ou Windows 95. Abyss é projetado para executar em monitores monocromáticos VGA com resolução de 640x480, de modo a poder ser utilizado em notebooks. O desempenho ótimo pode ser obtido com a utilização de um sistema com processador Pentium, memória de 16 MB e monitor XVGA, resolução de 1280x1024 e 32K+ cores.

1. Insira o diskette de instalação do Abyss na sua unidade de floppy. 2. NÃO copie os arquivos para sua unidade rígida (winchester), pois o Abyss cria arquivos especiais durante a instalação.
3. Leia o arquivo README.TXT para obter informações especiais sobre esta última versão do Abyss.
4. Da janela Program Manager no Windows selecione a opção FILE.
5. Selecione RUN e, logo após, selecion BROWSE da lista de opções.
6. Selecione a unidade de floppy sendo utilizada para instalar o Abyss, A ou B.
7. Ative a execução do programa SETUP.EXE, e selecione OK para iniciar a instalação.
Abyss irá criar o sub-diretório Abyss e irá copiar todos os arquivos necessários ao seu funcionamento.
Ao mesmo tempo, o Abyss irá criar 3 sub-diretórios.
Samples, onde são armazenados vários perfís-exemplo de mergulhos.
Dives, onde os seus perfís de mergulho serão armazenados.
Templates, onde serão armazenados os seus "templates" de mergulho.

Durante a instalação, o Abyss irá gerar um número único chamado Registration NumberNúmero de Registro na tela chamada HELP-REGISTRATIONREGISTRO DO ABYSS.

8. Escreva seu Registration NumberNúmero de Registro no espaço apropriado existente no final do seu Termo de Usuário do Abyss, e envie-o via correio para a Abysmal Diving no envelope incluido no kit do software. (Certifique-se de enviar seu Termo de Usuário com este número).

 

NÃO ENVIE seu Termo de Usuário via FAX. Ele não será aceito.


Uma vez que a Abysmal Diving tenha recebido seu Termo de Usuário assinado, ela irá enviar de volta o seu Número de Autorização (Authorization Number).

9. Quando você receber seu Authorization Number, selecione HELP e logo após REGISTRATION REGISTRO a partir do menu principal do Abyss. Entre com seu nome, endereço, selecione a versão do Abyss que você adquiriu, e entre com seu número de autorização no espaço apropriado e clique no botão REGISTERREGISTRAR. Isto irá completar o processo de registro da sua cópia do Abyss, e irá garantir-lhe uso ilimitado. Termine e reative o Abyss de modo a ativar o programa com toda funcionalidade da versão que você adquiriu.

Se você não registrar sua cópia do Abyss, esta irá deixar de funcionar após o término do período de registro (15 dias), durante o qual o Abyss estará limitado a planejar mergulhos até 30 metros.

 

Instalação -- Logbooks


Procedimento de instalação para o Abyss Logs...

1. Insira o diskette da V1.3x do software de Logbook no seu sistema e execute o programa Setup.exe
Não tente executar o Abysslog.exe antes de você terminar de instalar o ODBC (Veja passo 3).

2. Leia o arquivo Readme.Wri para obter informações mais detalhadas sobre o Logbook.

3. Insira o diskette Abyss Divelog (ODBC Drivers Disk 1) no seu sistema e execute o programa Setup.exe
Este procedimento irá adicionar os drivers ODBC ao seu sistema e irá criar
um novo Ícone no seu Control Panel chamado "ODBC Drivers".

4. Selecione o MS-Access Driver (*.mdb) da lista de drivers ODBC disponíveis.
Deixe todos os ajustes da seção Advanced nos seus valores default.
Se você já tem MS-Access instalado no seu sistema, é necessário alterar os ajustes da seção Advanced para
Instalar com a opção version checking em OFF
Sempre instalar driver manager, Sempre instalar translators.
Se você não seguir este procedimento, os usuários MS-Access não conseguirão utilizar o Logbook.

5. O Abyss vai copiar todos os arquivos DLL necessários para os sub-diretórios Windows e System.

6. Ao término da cópia, você deve escolher um Data Source Driver.
A. Clique na opção Add e selecione MS-Access Databases (Microsoft Access Driver (*.mdb))
B. Defina seu Data Source Name, usando o nome "Abyss Logs".
C. Deixe em branco a linha de descrição, e clique no botão Database Select, e procore pelo arquivo
c:\abysslog\Abysslog.mdb (ou a localização do seu arquivo Abyslog1.mdb)

7. Selecione a tecla Close e complete a sua instalação ODBC.

8. Clique no ícone "AbyssLogs" para ativar a aplicação de Logbooks.

9. Quando a janela de database abrir, verifique a localização e nome do banco de dados do Logbook.
Exemplo: (C:\Abysslog\Abyslog1.mdb)

10. Se você registrar o erro "SHARE not installed", adicione a seguinte linha no seu arquivo Autoexec.bat.
C:\Dos\Share.exe

 

Iniciando

Depois de ter instalado o Abyss com sucesso, é provável que você deseje criar um perfil de mergulho para começar a conhecer melhor as potencialidades do Abyss. Sendo assim, sem irmos ao tutorial no final do manual, vamos rapidamente desenvolver um perfil de um mergulho simples.

Primeiramente, selecione FILE ARQUIVO da barra do menu e depois selecione NEWNOVO. Isto trará a janela New Dive ProfilePerfil do novo mergulho, e permite que você descreva onde você está e o que você irá fazer assim que entrar n’água.

Em segundo lugar, assim que você clicar o botão OK, a janela Dive ProfilePerfil do novo mergulho irá abrir, mostrando um ponto verde no canto superior esquerdo. Este ponto representa você na superfície antes do mergulho. Agora use o mouse para posicionar o ponteiro em qualquer ponto da parte negra da tela e clique uma única vez. Isto irá abrir a janela de um WAYPOINT. Preencha as informações de profundidade (Current depth) e tempo de fundo (Time at depth) com os valores 100 pés ou 30 metros e 25 minutos e clique no botão OK.

Em terceiro lugar, usando o ponteiro do mouse, clique no tôpo da janela de Dive Profile, onde termina a região negra. Isto irá trazer outra janela de WAYPOINT, mas a profundidade (Current depth) deve ser 0. Clique no botão OK e o Abyss irá levá-lo à superfície.

O que você pode ver agora é um perfil de um mergulho muito simples. Você tem um waypoint na superfície para iniciar o mergulho, um waypoint no fundo e um terceiro waypoint de volta na superfície.

Em essência, isto é tudo o que há no Abyss. É tão simples, rápido e amigável de usar como você acabou de verificar. Abyss pode também ser muito complexo e extremamente detalhado, mas é você que decide como ele irá operar.


Agora sente, relaxe e leia o restante deste manual. Para apreciar todas as características do Abyss na sua totalidade provavelmente irá levar algum tempo, portanto não se apresse. E se você, por algum momento se sentir confuso ou tiver qualquer questão, pegue o telefone e nos chame. Nós estamos sempre interessados em estabelecer contato com outro mergulhador "Abysmal".

E lembre-se, mais importante que tudo,

 

mergulho é para ser uma atividade divertida!!

Para a maioria de nós, é nossa atividade de lazer, nosso "hobby".

Abyss está aqui para fazer seu mergulho mais seguro e prazeiroso.

 

Sendo assim, aproveite e que todos os seus mergulhos sejam memoráveis.

 

Abrido a janela New Dive Profile

Selecionando a opção File/NewArquivo/Novo do menu de barras você começa o processo de criar um perfil de mergulho. Após esta seleção, Abyss irá abrir um diálogo chamado New Dive ProfilePerfil do novo mergulho. Nesta janela você responderá as seguintes questões:

  1. 1. Surface AltitudeAltitude na Superfície:
    A altitude na qual o mergulho será realizado.
    Exemplo: 1.000 m, 2.500 ft, ou 0ft/m (ao nível do mar).

    2. Initial Descent RateVelocidade inicial de descida:
    Sua velocidade inicial de descida, da superfície até o primeiro waypoint.
    {Note que você deve fornecer um número entre 1 e 45 m/min (1 e 150 ft/min), "0" não é permitido}.

    3. Water TemperatureTemperatura da Água:
    Esta informação permite ao Abyss monitore as mudanças de temperatura da água e utilize estes dados, em conjunto com os parametros definidos em Defaults-ThermalTérmico, para estimar a perda de calor do seu corpo durante o mergulho.

    4. Workload ModifierEsforço:
    A opção de Workload ModifierEsforço é utilizada para permitir que o Abyss calcule a estimativa do seu consumo de gás e a melhor mistura gasosa respiratória, baseado no fato de que quanto maior o seu nível de atividade maior a sua demanda pela mistura respiratória. Esta é uma das características avançadas do Abyss, e é normalmente deixada na opção (1) RestingNenhum. Se você planeja um mergulho mais avançado e deseja usufruir da funcionalidade de estimativas automáticas do Abyss você deve ajustar esta opção da maneira mais precisa possível. Existem cinco seis opções:
    RestNenhum/Normal, nadando com pouco esforço, ou parado na descompressão;
    MildLeve, nadando com algum esforço, um mergulho mais "ativo";
    ModerateModerado, nadando contra uma corrente, algum cansaço;
    HeavyPesado, nadando forte, trabalhando durante o mergulho;
    Muito Pesado, nadando muito forte, trabalhando pesado durante o mergulho;

ExtremeExtremo, nadando no limite de sua resistência, respiração ofegante.

Esta informação, juntamente com seu RMV VRM (Respiratory Minute Volume - Volume Respiratório por Minuto; obtido a partir do valor fornecido no módulo Defaults -- SACVRM), irá permitir ao Abyss estimar de maneira precisa sua necessidade em termos de mistura respiratória.

5. Is this a Wreck or Cave penetrationMergulho em Caverna / Naufrágio?
Esta informação é utilizada para a geração de sua tabela de consumo de mistura respiratória. Como um mergulho com penetração não permite ao mergulhador acesso direto à superfície durante toda a duração do mergulho, o Abyss precisa saber a partir de que ponto do mergulho você poderá acessar a superfície diretamente, de modo a calcular suas reservas de gás. Se você responder yessim, a cada novo Waypoint o Abyss irá perguntar se você já tem acesso direto à superfície a partir daquele ponto.

6. Water TypeTipo de Água:
Permite especificar água doce (Fresh water) ou água do mar (Salt water). Isto permite ao Abyss calcular corretamente a pressão a partir de cada profundidade.


7. Gas MixMistura Respiratória
Forneça a mistura respiratória que você estará respirando desde a superfície até o seu primeiro waypoint. A porcentagem de cada gás pode ser fornecida com até uma casa decimal de precisão (exemplo: 15.1%), mas o Abyss só irá apresentar na tela valores inteiros (15%). Você pode selecionar uma das misturas pré-definidas , (dependendo da sua versão do Abyss) Ar, Nitrox, Heliox, Trimix, 100% Oxigênio, ou usar o botão Custom para definir uma mistura respiratória específica.

Se você já tiver definido suas misturas respiratórias mais utilizadas na seção Defaults, quando voce selecionar as opções Nitrox/Trimix/Heliox/Custom, você terá a opção de abrir uma lista de valores em cada um deles e selecionar uma das misturas pré-definidas.

Uma vez selecionada a mistura respiratória, o campo de Gas FractionsFrações de Gás irá apresentar a porcentagem de cada elemento gasoso na mistura, bem como a Pressão Parcial de cada elemento gasoso em ATMs ou BAR. Esta informação será muito útil para controlar sua exposição aos efeitos deletérios de cada elemento gasoso.


8. Partial PressurePressão Parcial
:
Esta é a pressão parcial para a fração de cada gás na profundidade atual.

9. J-FactorsFatores-J
Aqui você pode observar qualquer ajuste que você tenha requisitado através da janela Defaults-J-FactorsFatores-J, apresentados como porcentagem negativa ou positiva, à direita de cada um dos campos.

Uma vez completada a janela New Dive ProfilePerfil do novo mergulho, o Abyss irá prosseguir para o ambiente de planejamento de mergulho. Esta seção do Abyss é composta de dois componentes: a janela de planejamento de mergulho e a janela que apresenta o gráfico de carga dos 32 compartimentos que fazem parte do modelo utilizado pelo Abyss.



Criando um novo Waypoint

 

[...IMAGE5.GIF]

A tela de Dados de nova parada - New Waypoint contem essencialmente as mesmas informações da janela New Dive ProfilePerfil do novo mergulho. Esta é a tela que você utiliza para definir cada ponto individual que caracterizarão o perfil de seu mergulho.

É importante lembrar que todos os eventos ocorrem a partir de um waypoint, ou seja, do ponto na sua tela para a direita. Quando você está definindo um waypoint, está dizendo ao Abyss o que irá acontecer da sua posição atual (o waypoint sendo definido) até o instante imediatamente anterior à sua chegada no próximo waypoint.

Durante a criação de um novo waypoint, você está dizendo ao Abyss:

1. Current DepthProfundidade atual: A profundidade deste waypoint

2. Rate of Ascend/DescentVelocidade de subida/descida: sua velocidade de subida ou descida

3. Time atTempo nesta profundidade: O tempo que você pretende permanecer neste waypoint

4. Water TempTemperatura da água: A temperatura da água

5.WorkloadEsforço: Seu nível de atividade física

6. Gas MixMistura Respiratória: A mistura respiratória que você está respirando

7. Gas FractionFrações de Gás: a porcentagem dos gases componentes da mistura que você está respirando. .

Você também estará dizendo ao Abyss qual é a mistura que você estará respirando a partir deste waypoint até a sua chegada ao próximo waypoint, bem como a velocidade de subida ou descida entre este waypoint e o próximo.


 

É MUITO IMPORTANTE que você entenda bem os últimos dois ítens, pois eles podem ter um impacto significativo em mergulhos mais técnicos.Se você NÃO DESEJA utilizar os valores de mistura respiratória ou velocidade de subida/descida definidos no waypoint atual durante a transição para o próximo waypoint, você PRECISA definir um novo waypoint imediatamente após o atual para poder especificar os valores desejados.

Exemplo. Em um certo waypoint você está respirando a mistura "X". Durante todo o tempo, até a chegada ao próximo waypoint, você AINDA está respirando a MESMA MISTURA "X". Se a mistura "X" não é apropriada para a subida ou descida sendo executada, você deve criar um novo waypoint para avisar ao Abyss sobre a mudança da mistura respiratória.

Lembre-se: quando você estiver pronto para subir até a superfície, defina um waypoint com uma profundidade de 0 m/ft ou clique o ícone de Seta Vermelha. Isto diz ao Abyss para levá-lo à superfície, calculando toda a descompressão necessária.

8. Best Gas ButtonBotão de Melhor Mistura (botão ativo apenas nas versões Technical Nitrox e superiores): gera a mistura respiratória ótima baseado nos seguintes parametros: Profundidade Atual, Mistura selecionada (Especial, Heliox, Nitrox ou Trimix), Fase atual do mergulho (Descida, Fundo, Subida, Deco), Valores Pré-estabelecidos (Default), Otimização de Mistura, ppO2 e PENEND desejadas. A opção de Best GasMelhor Msitura não leva em conta os parametros de: Nível de Esforço, Próxima Profundidade, Relógio de SNCCNS, UTOsOTUs, ou limites de ppO2 e PENEND.

9. Transferir Button: transfere as porcentages de gases geradas pela opção Best GasMelhor Mistura para os campos ativos de frações gasosas utilizadas pelo Abyss.

10. J-FactorsFatores-J: esta opção apresenta, à direita de cada campo apropriado, em percentagem positiva ou negativa (+10%, -15%), todos os ajustes requisitados através da tela de Valores Pré-Estabelecidos (Defaults – J-FactorsFatores-J).

 

Janela de Planejamento de Mergulhos

 

A janela de planejamento de mergulhos (Dive Planning Window) é o ambiente gráfico no qual você cria cada um dos seus waypoints e simula seus mergulhos.

1. Depth ScaleEscala de Profundidade:
Do lado esquerdo desta janela está a escala de profundidade (depth scale). O valor incremental pode ser mudado de duas maneiras. Na seção File-ScalingArquivo - Escala você pode ajustar os incrementos para um valor fixo de sua escolha, ou após ter desligado a opção de escala automática (automatic scaling), você pode posicionar o cursor do mouse sobre a palavra DEPTHPROF, e clicar nos botões esquerdo e direito de seu mouse para alterar a escala durante sua utlização.

2. Time ScaleEscala de Tempo:
Na parte superior da janela está a escala de tempo (time scale). O valor incremental pode ser modificado de duas maneiras. Na seção File-ScalingArquivo - Escala você pode ajustar os incrementos para um valor fixo de sua escolha, ou após ter desligado a opção de escala automática (automatic scaling), você pode posicionar o cursos do mouse sobre a palavra TIMETEMPO, e clicar nos botões esquerdo e direito do seu mouse para alterar a escala durante sua utilização.

3. Mouse PositionPosição do Cursor:
No canto inferior direito da janela de perfil de mergulhos existem dois valores. O primeiro valor indica a profundidade apontada pelo cursor do mouse e o segundo valor indica o tempo de fundo no ponto representado pelo cursor do mouse. Isto lhe permite posicionar o mouse num ponto específico (profundidade e tempo de fundo) do seu perfil de mergulho para a criação de novos waypoints. Os valores apresentados nestes campos serão transferidos para os campos de Tempo e Profundidade na janela de New Waypoint.


4. Menu BarBarra de Opções:
Na barra de opções (menu bar) você achará três novos ícones, além dos ícones de controle do Windows:

A. Um ícone de Seta Vermelha:
Clique neste ícone para dizer ao Abyss para inserir um novo waypoint na superfície (prof = 0, tempo = 0.25)

B. Um ícone de PONTO:
Clique neste ícone para dizer ao Abyss para inserir um New Waypoint imediatamente após o waypoint atual.

C. Um ícone de Ponto de Exclamação:
Clique neste ícone para dizer ao Abyss para recalcular todo o seu perfil de mergulho.

D. Um ícone de Triângulo de Avisos: Permite ligar ou desligar os alarmes gerados pelo Abyss durante o cálculo do seu mergulho. É de grande valia para a execução rápida de simulações durante modificações do perfil de mergulho. O usuário deve utilizar de extrema cautela ao utilizar esta opção, pois o Abyss não irá alertá-lo sobre possíveis perigos. Recomendamos que o usuário deixe esta opção sempre habilitada.

E. Um ícone de Stick Figure: Permite "desligar" todos os waypoints gerados automaticamente pelo Abyss. Também desabilita os modificadores relacionados aos parametros de Esforço Físico e Isolamento Térmico. Esta opção é útil para simulações rápidas ou para utilização em demos e treinamento.

F. Um ícone de Gráfico de Tecidos: Habilita ou desabilita a apresentação do gráfico de tecidos.

G. Ícone de Fator de Ampliação: Ajusta a escala do gráfico de barras.

H. Ícones de Intervalo de Cálculo: Ajustam a precisão matemática do Abyss.

I. Ícone de Unidades: Permite selecionar o Sistema de Unidades a ser utilizado durante os cálculos do Abyss. Uma vez selecionado o sistema, todas as outras telas do Abyss são convertidas para o formato selecionado. O sistema de unidades pode ser selecionado a partir da janela de Dive Profile, permitindo assim a mudança de unidades durante um mergulho.

J. Ícone de Escala Automática: Controla se as escalas dos eixos de Profundidade e Tempo da janela de Perfil de Mergulho são ajustados automaticamente.



5. Waypoints:
A. Branco (White): Esta cor indica um waypoint criado por você e que pode ser modificado.

B. Amarelo (Yellow): Esta cor indica um waypoint gerado automaticamente pelo Abyss baseado nas mudanças de velocidades de Subida/Descida, mudanças automáticas de misturas para descompressão, ou mudanças de workloadesforço. Tais waypoints não podem ser modificados.

C. Azul (Blue): Esta cor indica um waypoint gerado automaticamente para cumprir descompressão obrigatória e não pode ser modificado.

6. Decompression CeilingTeto Descompressivo:
Este é o "teto descompressivo" e é apresentado como uma linha vermelha acima do seu perfil de mergulho. Esta linha representa a profundidade mínima que você pode atingir sem necessitar executar uma parada descompressiva. Normalmente este "teto" é representado por uma série de linhas retas acima de cada waypoint. Para uma representação mais fiel deste "teto" ao longo do seu perfil de mergulho, você deve acionar a opção de real-timtempo reale através do ícone de Tissue-DisplayPerfil dos Tecidos.

 

Modificando um Waypoint

A tela de alteração de waypoint é uma tela de informação que apresenta todos os dados relevantes referentes a um waypoint. Nada nesta tela pode ser modificado. Para tal, você dispõe de uma série de botões do lado direito que lhe permitem navegar para a tela correta para a ação pretendida.. Para acessar a tela de alteração de waypoint (Modify Modificar Waypoint) basta clicar em qualquer waypoint de cor branca. Você também pode "arrastar" (drag) os waypoints: posicione o cursor do mouse sobre o waypoint, mantenha pressionado a tecla esquerda do seu mouse e arraste-o para a nova profundidade e tempo desejadas. Você não pode modificar os waypoints Azuis (descompressão) ou Amarelos (defaults)

.

ModifyModificar move você para a tela de New Stop Data para alterações.

DeleteApagar apaga este Waypoint.

Cancelar retorna à tela de Dive Profile.

HelpAjuda acesso ao auxílio relacionado a esta tela.

PreviousAnterior permite acessar o Waypoint anterior.

NextPosterior permite acessar o Waypoint posterior.

BeforeAntes Força o Abyss a criar um novo Waypoint imediatamente antes do atual.

AfterDepois Força o Abyss a criar um novo Waypoint imediatamente depois do atual.

1 Modificando a Profundidade Atual (Current Depth):
Modificar a profundidade atual força o Abyss a realocar o waypoint para a nova profundidade e refazer todos os cálculos. Uma alternativa para modificar a profundidade atual é utilizar a técnica de "arrastar" o waypoint. Durante a operação de "arraste", observe o canto inferior direito da janela para ver a profundidade atual.

2. Tempo para a Profundidade (Time To Depth):
Este é um campo não-modificável. Ele indica o tempo necessário para se mover do seu último waypoint até o seu waypoint atual. Este tempo pode ser mudado através da modificação da sua velocidade de subida/descida (descent/ascent rate).

3. Modificando a velocidade de Subida/Descida (Descent/Ascent Rate):
Modificar a velocidade de Subida/Descida (Descent/Ascent rate) força o Abyss a recalcular o tempo necessário para atingir o próximo waypoint.

4. Modificando o Tempo de Fundo nesta profundidade (Time at Depth):
Modificar o Tempo de Fundo nesta profundidade (Time at Depth) força o Abyss a recalcular o tempo permanecido na profundidade indicada.Uma alternativa para modificar o tempo atual é utilizar a técnica de "arrastar" o waypoint. Durante a operação de "arraste", observe o canto inferior direito da janela para ver o novo tempo atual.


5. Tempo Total (Total Time):
Este é um campo não-modificável. Tempo Total (Total Time) indica o tempo total gasto no perfil do mergulho (dive profile) até este ponto, inclusive.

6. PPO2 de Chegada (Arrival PPO2):
Este é um campo não-modificável. PPO2 de Chegada (Arrival PPO2 ) indica a Pressão Parcial de Oxigênio à qual você estará espoxto quando chegar a este waypoint. Nota: Este valor reflete a mistura respiratória sendo usada até o momento de chegada neste waypoint, que pode ser diferente da mistura selecionada por você para ser respirada a partir deste ponto. Este valor pode ser mudado através da alteração da porcentagem de oxigênio na sua mistura respiratória.

7. UTOs OTUs de Chegada (Arrival OTUs):
Este é um campo não-modificável. UTOs OTUs de Chegada (Arrival OTUs) indicam o total (acumulado) de Unidades de Toxidade de Oxigênio (Oxygen Toxicity Units) que você adquiriu até a chegada neste waypoint.

8. PPO2 de Partida (Departing PPO2):
Este é um campo não-modificável. PPO2 de Partida (Departing PPO2 ) indica a Pressão Parcial de Oxigênio que você está exposto quando partindo deste waypoint. Nota: Este valor reflete a mistura respiratória usada durante a permanencia neste waypoint, que pode ser diferente da mistura selecionada para a viagem até o próximo waypoint. Este valor pode ser mudado através da alteração da porcentagem de oxigênio na sua mistura respiratória.

9. UTOs OTUs de Partida (Departing OTUs):
Este é um campo não-modificável. UTOs OTUs de Partida (Departing OTUs) indicam o total (acumulado) de Unidades de Toxidade de Oxigênio (Oxygen Toxicity Units) que você adquiriu até o momento de partida deste waypoint.

10. Modificando a Mistura Respiratória (Gas Mixes):
Esta opção permite escolher dentre uma seleção de misturas gasosas pré-definidas, ou Custom para modificar sua seleção atual. Lembre-se que quando você seleciona uma mistura respiratória em um waypoint você está dizendo ao Abyss a mistura que você estará respirando DEPOIS de chegar neste ponto. Exemplo: se você seleciona Ar (Air) como mistura respiratória na superfície, e então insere um waypoint a 30 m. (100 fsw) e escolhe Nitrox I, o Abyss irá calcular a absorção de gases baseada na respiração de Ar durante a descida e Nitrox I após a chegada aos 30 m. e pelo tempo gasto neste waypoint..

11. Modificando as Frações de Gás Porcentagem de Gases (Gas Percentages):
Sua mistura respiratória é a soma de todas as frações dos vários gases que você selecionou. Se você seleciona Ar (Air) as frações são fixas e não-modificáveis, pois o Ar tem uma porção fixa de Nitrogênio e Oxigênio. O mesmo se aplica para Nitrox I e Nitrox II. Se você selecionar Custom você poderá definir qualquer conjunto de frações gasosas que somem 100%. É importante lembrar que a seleção de uma mistura respiratória num waypoint diz ao Abyss que mistura você estará respirando DEPOIS de você chegar neste ponto.Exemplo: se você seleciona Ar (Air) como mistura respiratória na superfície, e então insere um waypoint a 30 m. (100 fsw) e escolhe Nitrox I, o Abyss irá calcular a absorção de gases baseada na respiração de Ar durante a descida e Nitrox I após a chegada aos 30 m. e pelo tempo gasto neste waypoint.

12. Relógio do Sistema Nervoso Central (CNS Clock):
Este é um campo não-modificável. Este é o relógio do seu Sistema Nervoso Central. O relógio do SNC CNS (CNS Clock) conta (em porcentagem, de 0 a 100% ou mais) a quantidade de exposição que você já acumulou para os efeitos maléficos do oxigênio hipebárico.

Nota Técnica: Seu mergulho deve ter terminado bem antes do relógio atingir 100%, em condições normais. Quando o relógio se aproxima de 100% ou mais, aumenta muito seu risco de apresentar uma intoxicação por Oxigênio do Sistema Nervoso Central (CNS O2 Hit).

13. Eficiência Térmica (Thermal Efficiency):
Este campo mostra sua eficiência térmica numa escala de 1 a 100. Este valor é derivado a partir dos campos de Temperatura da Água (Water Temp), WorkloadEsforço, e da seção Defaults-Personalssoal & ThermalTérmico. Abyss usa este valor para compensar pelas suas perdas térmicas.







14. PEA (EAD):

Este campo é não-modificável. Este campo apresenta sua Profundidade Equivalente em Ar (EAD - Equivalent Air Depth). Este valor é útil quando estamos respirando uma mistura Nitrox, e planejando o mergulho como se estivessemos respirando Ar e usando uma Tabela de Mergulho. Este valor não tem aplicação prática no Abyss e é apresentado para sua conveniência. No caso de mergulhos com misturas diferentes de Nitrox, este campo é apresentado como "N/A".

15. PEN (END):

Este é um campo não-modificável. Ele apresenta sua Profundidade Equivalente de Narcose (END - Equivalent Narcotic Depth). Como muitos mergulhadores baseiam sua mistura respiratória de fundo baseada no nível de narcose tolerável, este valor lhe dá a profundiade equivalente de narcose para todos os gases componentes da sua mistura respiratória, como se você esteivesse respirando Ar. Sendo assim, você pode estar a uma profundidade de 66 metros usando Trimix, e sua PEN (END) pode ser uma profundidade bem menor.



































Nota Técnica:

Oxigênio é 2 vezes mais solúvel em lipídios que o nitrogênio, logo ele teoricamente deveria ser 2 vezes mais narcótico. Resultados de um estudo muito limitado e controlado nos sugere que o oxigênio é equipotente ao nitrogênio, e provavelmente a razão é que muito oxigenio está ligado à hemoglobina (Hb), e é metabolizado nos tecidos. O ponto fraco desta hipótese é que oxigênio e nitrogênio podem não ser igualmente narcóticos em todas as concentrações e em todas as profundidades.

Abyss usa os seguintes valores de narcose relativa quando calcula sua PENEND (END),a não ser que você tenha selecionado Oxigênio como não-narcótico (Non-Narcotic) na seção Defaults-CNS-exceptional:
Hélio = 0, Neon = 0.28, Hidrogênio = 0.55, Nitrogênio = 1.00, Oxigênio = 1.00, Argônio = 2.33

 

Mergulhos Sucessivos


Você é capaz de registrar o seu nível atual de saturação quando fazendo mais de um mergulho num período de 24 horas, ou múltiplos mergulhos ao longo de vários dias. A janela de mergulhos sucessivos (repetitive dive) permite que você conecte múltiplos perfís de mergulho do Abyss, de modo que eles compartilhem informações sobre a saturação dos tecidos.
Mergulhos sucessivos são criados através da definição de waypoints na superfície com duração acima de 1 minuto. Quando o Abyss detecta que você está na superfície e que seu tempo é superior a 1 minuto, ele pergunta se você deseja fazer um mergulho sucessivo. Se você responder sim (yes), o Abyss irá fazer mais duas perguntas:

1. Seu intervalo de superfície total, para todas as misturas (Your surface interval time for all gases breathed):
Você precisa informar ao Abyss o seu tempo total na superfície, independe de quais misturas respiratórias você irá utilizar. O Abyss utiliza esta informação para determinar a probabilidade de nucleação de bolhas após o mergulho. Como valor default, o Abyss irá apresentar o tempo que você forneceu na janela de New Waypoint.

2. Sua próxima profundidade máxima (What is your next Maximum depth):
A profundidade máxima do seu próximo mergulho. O Abyss usa esta informação para determinar a compressão de bolhas e sua possível re-nucleação.

Estas duas informações são utilizadas pelo Abyss para selecionar um dentre 216 matrizes de valores "a" e "b" para mergulhos sucessivos. Estas matrizes irão controlar a liberação de gases inertes durante seu intervalo de superfície e sua absorção/liberação e descompressão para seu mergulho sucessivo. Uma vez que você tenha respondido estas questões, você ainda tem que definir um ou mais waypoints para descrever suas atividades de superfície. Enquanto na superfície, você pode por exemplo trocar de mistura respiratória. Esteja certo de que seus waypoints de superfície estão de acordo com o tempo que você respondeu na pergunta 1 acima, e que a profundidade do seu próximo mergulho não supere a profundidade máxima definida na pergunta 2.

A única maneira de acessar o questionário sobre mergulhos sucessivos é quando você define o waypoint de superfície. Sendo assim, relaxe e responda as perguntas com calma. A única maneira de mudar esta informação é apagando e reinserindo o waypoint de superfície. Para o cálculo de mergulhos sucessivos, o Abyss agora utiliza uma implementação proprietária do algoritmo RGBM (Reduced Gradient Bubble model), que leva em conta tanto gases dissolvidos como gases em forma de bolhas. Isto permite ao Abyss levar em conta a formação e crescimento de bolhas após o mergulho, bem como a tensão dos gases nos tecidos. Até o momento, o Abyss é o único programa disponível no mercado que oferece este nível de modelagem.






Nota Técnica:
Quando realizando um mergulho sucessivo, NUNCA modifique o waypoint de superfície.
Se você precisar alterar esta informação, APAGUE o waypoint de superfície e crie um novo.
Caso você não seguir este procedimento, o Abyss irá ficar "confuso" e utilizará incorretamente o modelo RGBM.

 

Matriz de Tecidos

A matriz de 32 compartimentos proporciona uma representação gráfica da saturação teórica dos seus tecidos. Os tecidos mais rápidos são apresentados à esquerda e os mais lentos à direita. Durante o mergulho, isto tipicamente irá resultar numa forma de gráfico semelhante a uma "onda" em direção ao lado esquerdo e, ao final do mergulho, uma forma de gráfico semelhante a um "onda" muito menor em direção ao lado direito. Isto se deve ao fato dos tecidos rápidos absorverem e liberarem gás a uma velocidade maior que os tecidos mais lentos.


1. Escala e Tamanho (Scaling and Sizing):
A matriz de tecidos está contida numa janela do tipo "splitter". Isto permite aumentar ou diminuir o tamanho da tela utilizado pela janela sem afetar o conteudo da matriz de tecidos. Além disso, a escala das barras de compartimentos pode ser alterada selecionando-se "File-Scaling" da barra de opções e mudando-se a escala. Para alterar o tamanho da janela splitter, mova o cursor do mouse sobre o topo da janela até que ele mude para 2 barras horizontais paralelas, então clique e arraste a janela para o tamanho desejado.

2. Tempo Real (Real Time):
Esta opção permite a visualização imediata da absorção/liberação de gases em tempo real durante os cálculos do Abyss (intervalos de 30 segundos). Selecinar esta opção reduz significativamente a velocidade na qual o Abyss irá executar os cálculos, mas em contrapartida oferece uma visualização muito melhor do que está acontencendo ao longo do seu perfil de mergulho. Para ativar esta opção, selecione-a na janela "File-ScalingArquivo -Escala", ou via ícone.

Nota: Para a melhor visualização possível, selecione o intervalo de cálculo para 1, e selecione tempo real (real-time). Estas opções forçam o Abyss a calcular a absorção e liberação durante toda a subida e descida e a apresentar a informação resultante na janela da matriz de tecidos.


3. Cor das Barras (Bar Color):
Todas as barras começam como Azuis quando estão com saturação zero, e se tornam Vermelhas quando completamente saturadas. Conforme o aumento da saturação, a cor das barras muda de azul, para verde, para amarelo, para vermelo. A supersaturação é indicada pelo Preto, e mostra aqueles compartimentos que precisam descomprimir antes de iniciar a subida final.


4. Altura das Barras (Bar Height):
Todas as barras começam colabadas no fundo/esquerda da matriz. Conforme a absorção de gases, as barras vão crescendo para representar a quantidade de absorção gasosa que está ocorrendo. Quanto maior a barra mais gás dissolvido ela contem.

5. (+) and e (-):
Indicam se o compartimento está absorvendo (+) ou liberando (-) gases.






6. Linha de Saturação (Saturation Line):
Esta fina linha preta indica o limite de saturacão para uma dada profundidade para a mistura respiratória que você está utilizando. Se você permanecer tempo suficiente a esta profundidade, todas as 32 barras subirão até a altura máxima desta linha. A linha sobe quando a profundidade do mergulho aumenta (permitindo uma maior absorção). Com a sua subida a linha irá descer (possivelmente forçando uma descompressão). Quando a altura de qualquer barra cruza esta linha e fica preta, existe um estado de tecido supersaturado e é necessário executar uma parada descompressiva.

Nota: mesmo quando um compartimento está completamente saturado, este valor não irá ser idêntico à pressão ambiente (profundidade). Isto se deve ao fato de que você sempre tem uma fração do Oxigênio de sua mistura respiratória que está agindo para reduzir a pressão total do gás inspirado. Só quando você respira um gás puro, como 100% de Nitrogênio, é que este valor irá ser idêntico à pressão ambiente atual.

7. Meio-Tempo do Compartimento (Compartmental Half-Time):
À esquerda de cada barra o Abyss apresenta o valor do meio-tempo do compartimento por ela representado. Este valor é ajustado para refletir o conteúdo de mais de um gás inerte no compartimento, através de uma média ponderada dos meios-tempos de cada gás obtidos na seção Defaults - Controle de Algoritmhm Controlso -– HalftimesMeios-tempos. Sendo assim, estes valores de meios-tempos podem não ser idênticos aos valores individuais listados na seção Defaults - Controle de Algoritmo – Meios-temposDefaults-Algorithm Controls-Halftimes. Mudanças na sua mistura respiratória, estado de absorção e liberação, e workload nível de esforço afetam estes valores e podem provocar sua mudança de um Waypoint para outro ao longo de todo o perfil de mergulho.

8. Supersaturação Máxima Admissível (Maximum Allowable Overpressure):
Estes valores são apresentados à direita das pequenas barras vermelhas. Estes são os valores que controlam sua descompressão e limitam a possibilidade de subida direta à superfície. Este valor, apresentado em unidades de pressão bar, nos diz quanta pressão adicional cada compartimento pode tolerar momentaneamente sem o surgimento de problemas. Durante uma descompressão normal, você irá observar estas pequenas barras vermelhas atingirem o limite das barras de compartimentos, mas sem invadí-las. Cada vez que uma barra vermelha "toca" uma barra de compartimento, o Abyss gera um waypoint azul de descompressão. Se uma destas barras "invadir" a área de uma barra de compartimentos, ocorreu uma violação de descompressão.

Nota: se você ajustar os campos Template -– Intervalo de Cálculo Calc Interval e Defaults -– DecompressionDescompressão -– Deco IntervaIntervalos de Decol com valores diferentes pode resultar em o Abyss apresentar aparentes violações de descompressão. Este é somente um erro de apresentação devido à diferença entre os intervalos acima. Para garantir a integridade das informações apresentadas, assegure-se de que os campos acima estão ajustados com o mesmo valor.

9. Pressão do Compartimento (Compartmental Pressure):
Este valor é apresentado na extremidade direita de cada barra de compartimento. Este valor representa a pressão total de todos os gases presentes no compartimento. Todos os valores são apresentados em unidades de pressão bar, e não são conversíveis via a opção Units do Abyss. Mesmo quando um compartimento está completamente saturado, este valor não será igual à pressão ambiente (profundidade). Isto se deve ao fato de sempre termos uma fração de Oxigênio na mistura respiratória que age para reduzir a pressão total.