Tek.95

Revista SUB # 10, Abril de 1995
© 1996 Pedro Paulo Cunha & Flávio C. Conte

Os principais representantes do mergulho técnico de todo o mundo estiveram reunidos entre 21 e 24 de janeiro deste ano na tek.95, o maior evento da área do mundo. Realizada uma semana antes da DEMA e no mesmo local (o Moscone Center de São Francisco, nos EUA), a tek.95 contou com mais de 1.000 participantes, segundo estimativas da revista aquaCorps, organizadora do evento. Como a DEMA, a feira apresentou uma exposição e um ciclo de palestras.

Mas, ao contrário da DEMA onde praticamente tudo é motivado por interesses comerciais, na tek o foco é o conhecimento técnico. Assim, a maior atração foi o ciclo de mais de 80 palestras apresentadas pelos maiores especialistas do mercado como Hal Watts, Dr. Bill Hamilton, Marty Snyderman, Gary Gentile, Phil Nuytten, Bev Morgan , John Crea, Bret Gillian e Tom Mount. Visando um intercâmbio aberto de informações, as palestras foram divididas por áreas de interesse e incluiram assuntos como introdução ao mergulho técnico, equipamentos de circuito fechado, segurança, imaging e clínicas dos principais fábricantes de equipamentos e agências certificadoras, além de relatos de expedições a naufrágios e cavarnas e aplicações profissionais do mergulho técnico. A participação do público era intensa e algumas palestras terminaram em discussões bastante acaloradas ...

Uma constante foram as discussões visando popularizar o uso do Nitrox (Enriched Air Nitrox ou Safe Air) como uma alternativa mais segura que o ar para os mergulhos recreativos.

A exposição aconteceu em um salão com 72 estandes. Os fabricantes tradicionais deste mercado estavam lá, apresentando uma linha completa de equipamentos especializados. Os maiores estandes eram da DiveRite, SeaPro, DiveLink e IANTD. Entre as certificadoras, a PADI surpreendeu patrocinando alguns eventos e todas as certificadoras de mergulho técnico (TDI, ANDI, PSA, NSS-CDS e NACD) possuiam estandes.

A OMS lançou uma linha de cilindros duplos de 46 a 125 pés cúbicos, além de lanternas de alta potência, coletes compensadores especiais e uma infinidade de acessórios. A DUI firmou sua liderança no mercado de roupas secas, com uma grande variadade de modelos voltados especificamente para o mergulho técnico. Depois de anos, a Farallon (um dos mais antigos fabricantes de equipamentos especializados) voltou ao mercado, levando para a feira uma versão modernizada de seu famoso DPV (diver propulsion vehicle). A Zeagle mostrou sua nova linha de coletes e a Cochran uma linha de computadores altamente sofisticados voltados para o mergulho com misturas.

A Prism, a BMD e a cis-lunar mostraram as novos modelos de seus equipamentos de circuito fechado, incluindo uma totalmente redundante para mergulhos em cavernas. Tanto a Abysmal Diving quanto a Mig Technologies apresentaram programas para geração de tabelas especiais, enquanto a Uwatec (líder no mercado de computadores para mergulho técnico com ar) levou toda a sua nova linha, incluindo o Aladin Nitrox, uma versão especial do Aladin AirX para uso com Nitrox.

A surpresa ficou por conta da entrada dos grandes fabricantes nesta área até então inexplorada por eles. Scubapro e U.S. Divers apresentaram cilindros duplos, roupas secas e máscaras full-face, enquanto que a Beauchat lançou uma linha completa de produtos para mergulhos com Nitrox. No entanto, a maior novidade entre os grandes foi a Oceanic, que investiu 10 anos e centenas de milhares de dólares no seu debut técnico, desenvolvendo os equipamentos de circuito fechado Phibian CCS 50 e CCS 100, totalmente computadorizados e capazes de ajustar a mistura respiratória automaticamente de acordo com as necessidades do mergulho.

Entre os operadores o destaque foi o estande da Ocean Odissey, do Capitão Wings Stocks, especializada no treinamento de mergulhadores técnicos na Califórnia e que realiza frequentemente mergulhos com Trimix a até 100 m de profundidade.

Durante dois dias inteiros os fabricantes estiveram na piscina do Hilton Hotel conduzindo demonstrações de seus equipamentos. Aqueles que tiveram tempo e paciência de enfrentar a fila puderam testar equipamentos de circuito fechado da Prims, BMD e cis-linar, equipamentos de comunicação da Dive Comm e da OTS e a máscara com display de informações de tempo, profundidade e de consumo de gases no próprio visor (HUD - heads-up display) desenvolvida para a marinha americana.

O próximo evento da área será o ADS Forum, que acontecerá entre 4 e 7 de maio em Vancouver, no Canadá. O tema ? A utilização de roupas de mergulho de uma atmosfera (ADS) fora do mergulho comercial. Para 1996, uma semana antes da DEMA de New Orleans, está programada a tek.96, que promete ser maior e melhor que a de 95.