TDlogo_10Yellow.gif (1126 bytes)

BIBLIOTECA

 

Scubapro Mk20/G500
Um regulador para qualquer situação

Pedro Paulo Cunha

 

Levei 20 anos para concluir que sou um grande pão-duro na hora de comprar equipamentos de mergulho. Existem boas razões para isto. Primeiro, sou extremamente cuidadoso com meus equipamentos, principalmente no tocante à manutenção. Segundo, só compro um equipamento novo quando o modelo que possuo atingiu o fim de sua vida útil ou existe uma significativa evolução tecnológica. Minha faca completou 15 anos, meu colete já tem 7 e meus dois reguladores favoritos tem – pasmem - respectivamente, 8 e 18 anos.

Um deles entrou na maioridade um tanto quanto capenga. Ele sempre foi um excelente regulador mas extremamente temperamental em termos de manutenção e agora eu cansei de esperar pelas peças. O outro já desceu a 100 m de profundidade e nunca me deixou na mão, mas sempre irritou pela sua vazão excessiva durante a inalação, parecendo uma mangueira de ar comprimido colocada diretamente em sua boca.

Resolvi que era hora de buscar novos reguladores. Li artigos, analisei testes, consultei fabricantes, conversei com amigos e o mais importante: peguei diversos reguladores emprestados para testar. Ao final de 2 meses de maratona resolvi comprar dois Scubapro Mk20/G500.

A Scubapro é considerada um dos melhores fabricantes de reguladores do mundo e hoje fabrica quatro modelos de primeiros estágios (Mk 2, Mk14, Mk18 e Mk20) e seis segundos estágios (R190, R380, Balanced Adjustable, G250, D400 e G500). Praticamente todos os primeiros estágios podem ser combinados com qualquer segundo estágio, dando origem a um número razoável de modelos e o conjunto Mk20 / G500 é considerado o topo de linha da Scubapro, sucedendo ao Mk20/G250 que se tornou uma verdadeira lenda em alguns círculos.

O Primeiro Estágio Mk20

O Mk20 é um primeiro estágio de pistão balanceado, extremamente simples e confiável, projetado para garantir um desempenho excepcional em quaisquer condições de mergulho, independentemente da pressão do cilindro. Ele possui quatro saídas de baixa pressão em uma torre giratória para facilitar o posicionamento das mangueiras e aumentar o conforto; uma quinta saída é colocada no topo da torre e oferece um fluxo de ar 15% maior que as outras (segundo o fabricante), mas só é confortável quando o regulador é montado na posição horizontal. Duas saídas de alta pressão colocadas uma de cada lado do regulador permitem flexibilidade na instalação de manômetros ou o uso simultâneo de um manômetro convencional e de um sensor para um computador integrado.

O desenho cônico do assento da válvula elimina o incômodo "assovio" típico dos primeiros estágios de pistão balanceado e um filtro cônico na entrada de ar garante maior eficiência na filtragem de impurezas que possam vir a prejudicar o funcionamento do regulador. A engenharia e a construção precisa do Mk20 faz com que ele seja capaz de atingir uma vazão de até 8.500 litros por minuto, esvaziando um cilindro comum em menos de 20 segundos !

O primeiro estágio de pistão balanceado oferece uma manutenção geralmente mais simples do que a maioria dos reguladores de diafragma e os que viajam muito vão ficar contentes em saber que a Scubapro oferece uma versão em alumínio, o Mk20 UL ("Ultra Light"), que pesa apenas 265g ao invés dos 615g do modelo normal. A lista de opções inclue um sistema de proteção contra congelamento (TIS – Thermal Insulating System) e uma conexão DIN no lugar do "yoke" tradicional, para os que pretendem se aventurar sob o gelo ou em mergullhos técnicos.

O Segundo Estágio G500

Pequeno e leve, o G500 é uma evolução do G250 e possue performance compatível com a do Mk20, com uma vazão de 1.800 l/min, garantindo uma ampla margem de segurança em qualquer tipo de mergulho. Construído em material plástico de alta resistência e com o diafragma, válvulas de exaustão e bocal ortodôntico de silicone, ele tem flutuabilidade praticamente neutra dentro d´água e é extremamente confortável na boca.

O G500 possue dois ajustes destinados a adequar o regulador a diversas condições de mergulho. A primeira controla a "resistência de inalação", aquele pequeno esforço que o mergulhador faz para que o regulador inicie a liberação de ar no início de uma inalação; no G500 o ajuste é feito através de um botão com um curso de pouco menos de duas voltas e que serve também para evitar o desgaste prematuro da válvula do segundo estágio durante períodos de armazenamento mais longos.

O segundo ajuste controla o VIVA (Venturi Initiated Vacuum Assist). O efeito venturi é utilizado em alguns reguladores de alto desempenho para aumentar o fluxo de ar após o início da inalação, mas muitas vezes acaba causando um fluxo descontrolado de ar quando o regulador é retirado da boca debaixo d´água. No G500 um pequeno botão move uma placa defletora para reduzir o efeito venturi e evitar o free-flow quando o regulador é retirado da boca ou utilizado como um octopus.

Em condições normais, o mergulhador pode utilizar ambas as regulagens nas posições que permitem a respiração mais fácil e não precisa se preocupar com elas. Nunca é demais lembrar que um regulador mais "pesado" não economiza ar e pode favorecer o acúmulo de CO2 e a narcose pelo nitrogênio.

Os segundos estágios da Scubapro vem equipados com mangueiras "SuperFlow", mais flexíveis e com maior diâmetro interno que as mangueiras convencionais, o que se traduz em um posicionamento mais confortável do segundo estágio. O G500 também vem acompanhado de uma braçadeira reutilizável para prender o bocal, muito interessante porém de utilidade duvidosa.

Para completar o regulador, a Scubapro oferece um outro segundo estágio para ser utilizado como octopus, o R190. Apesar de mais simples e barato, o R190 vem equipado com uma mangueira mais longa e não fica muito atrás do G500 em termos de conforto e performance, apesar de só possuir um único ajuste (o VIVA).

Impressões

O desempenho do Mk20/G500 é excepcional e melhora com o aumento da profundidade. Mesmo com os ajustes na posição mais "leve", ele não entra em free-flow próximo à superfície e o pequeno esforço para iniciar a inalação que se sente nos primeiros metros logo desaparece. Ao contrário de outros reguladores que utilizam "pressão positiva" em seus segundos estágios, o G500 é muito confortável e não parece "forçar" o ar durante as inalações. Ele é também bastante "seco" e fácil de desalagar.

Como nada é perfeito, este regulador tem alguns pontos que poderiam ser melhorados. Provavlemente por causa de seu tamanho reduzido e do posicionamento do "bigode’, o G500 tende a soltar bolhas em frente ao rosto do mergulhador em algumas posições, o que pode ser incômodo para fotógrafos, embora você acabe se acostumando após alguns mergulhos. Outro detalhe é o botão do VIVA: embora o botão do ajuste de resistência seja extremamente confortável, o do VIVA é pequeno e colocado em um lugar de difícil acesso, principalmente com luvas.

Conclusão

Em termos de performance, o Mk20/G500 está entre os melhores reguladores do mercado e tem a vantagem de possuir uma manutenção bastante simples, em especial no Brasil, onde nem todos os fabricantes estão presentes. Avaliações recentes mostraram que ele supera todas os padrões de testes estabelecidos, inclusive os da US Navy. Para quem está disposto a investir em equipamento e possue os recursos necessários (leia-se dinheiro), não existe razão para não se comprar este regulador.

Os produtos da Scubapro são distribuídos no Brasil pela SeaSub e o Mk20/G500 pode ser encontrado nas lojas a cerca de R$ 1.200,00. O fabricante oferece uma garantia para toda a vida para o primeiro proprietário desde que o regulador seja revisado anualmente em um revendedor autorizado. Se você quiser conhecer mais detalhes sobre este regulador, visite um revendedor autorizado ou o site da Scubapro na internet (http://www.jwa.com/scubapro).

 

© 2000 Pedro Paulo A. C. Cunha (Texto). Todos os direitos reservados.

 

AN00022A.gif (2030 bytes) Home BS00808A.gif (2319 bytes) Biblioteca BS00622A.gif (2341 bytes) Artigos Tech Diving